CASOS PRÁTICOS

Apresentamos abaixo alguns dos casos reais de soluções desenvolvidas e implementadas pela Innovix.


Solução de controle de acesso (pessoas)

A Innovix foi responsável por implementar diversos projetos de controle de acesso em shopping centers e edifícios corporativos. Tais projetos envolveram a integração entre diversos equipamentos e aplicativos de gestão, incluindo:

Sistemas já implementados pela Innovix e em operação atualmente gerenciam mais de 12.000 acessos diários por edifício.


Solução de controle de acesso (área hospitalar)

A área hospitalar exige uma criteriosa análise de processos operacionais, principalmente considerando as áreas críticas de acesso (oncologia, radiologia, pediatria, UTI, etc., etc.) que precisam ser controladas de forma independente. Além disso, diferentes perfis de acesso são necessários para diferenciar médicos e enfermeiro(a)s, pacientes, colaboradores e visitantes, cada um com direitos de acesso distintos. Além disso,, as áreas de pronto-atendimento (pronto-socorro) precisam realizar processos de avaliação dos pacientes antes que sejam encaminhados às áreas específicas. Por esse motivo, é fundamental que haja uma completa integração entre o sistema de controle de acesso e os processos operacionais do hospital.

A Innovix implantou um completo sistema de controle de acesso em um dos maiores hospitais de São Paulo, realizando todo um mapeamento de processos e integrando toda a solução a painéis eletrônicos de identificação, que são utilizados para informações e chamadas aos pacientes.


Solução de controle de acesso (veículos)

A Innovix foi responsável por implementar um completo sistema de controle de acesso em um dos maiores estacionamentos do Distrito Federal, com movimentação de mais de 10.000 veículos por dia. O projeto envolveu a instalação de mais de 20 cancelas eletrônicas espalhadas em uma área de mais de 600 mil m2.


Solução de controle de acesso e monitoramento de vídeo em DataCenter

Os Datacenters mais modernos comportam centenas de racks com milhares de equipamentos de TI distribuídos em diversas áreas. Em alguns casos, tais áreas são subdivididas em "cages" que devem atender a clientes específicos. A Innovix desenvolveu e implementou um sistema integrado de controle de acesso e monitoramento de vídeo em um dos maiores datacenters do Brasil, permitindo um controle eficiente da movimentação de pessoal e de equipamentos de TI, com altíssimo nível de controle e segurança.


Solução de controle inteligente de ativos (patrimônio)

Universidades são instituições que precisam gerenciar milhares de itens de patrimônio. Desde os equipamentos existentes em salas de aula (computadores e projetores), à laboratórios de informática com dezenas de equipamentos, laboratórios de medicina com microscópios digitais de altíssimo valor, além de equipamentos de TI, impressoras, etc., etc.

A Innovix desenvolveu e implantou o primeiro sistema de gerenciamento remoto de ativos baseado em sensores eletrônicos do mercado brasileiro. A solução foi implementada em universidades do Brasil, incluindo em uma universidade de Minas Gerais com 200 salas de aula. A solução inclui um software aplicativo de gerenciamento remoto, com dashboard gráfico, através do qual é possível visualizar em tempo real cada equipamento ou item do patrimônio e sua localização física.

A tentativa de remoção ou movimentação de qualquer equipamento sem autorização prévia ativa um alarme instantaneamente, evitando roubos e desvios de itens de alto valor.

Além disso, tal solução permitiu à universidade um alto nível de gerenciamento do seu parque de equipamentos e ativos.


Solução de monitoramento de consumo de energia em DataCenter

A Innovix foi a única empresa do Brasil a oferecer uma solução adequada para o monitoramento do consumo de energia elétrica em racks de TI para Datacenters. A solução, que inclui um sensor de apenas 30 mm, foi implantada em um dos maiores Datacenters do Brasil, em São Paulo, e é utilizada para indicar o consumo de energia elétrica em cada rack de TI de forma individual e independente.


Solução de automação de aparelhos de ar-condicionado

Nos ambientes empresariais, é comum encontrar aparelhos de ar-condicionado em funcionamento em horários indevidos. Em muitos casos, o colaborador sai para o almoço mas não lembra de desligar o ar-condicionado de sua sala. Em outros casos, o colaborador pode sair para uma reunião externa no meio da tarde e, se não retornar no mesmo dia, o ar-condicionado ficará em funcionamento durante toda a noite (até o dia seguinte).

Nas universidades, os aparelhos ficam em funcionamento até 22:00 hs em função das aulas noturnas e nem sempre são desligados depois das aulas. Podemos citar vários exemplos e, em todos eles, o desperdício de energia elétrica é considerável, gerando um alto custo nas contas das empresas.

Com o SIV é possível criar uma tabela de programação independente para cada dia da semana, determinando em quais horários cada aparelho de ar-condicionado deve ficar ligado, desligado ou em quais horários deve ficar livre para uso independente pelo usuário.

O SIV já foi instalado em escolas, faculdades e escritórios comerciais.


Solução de controle de uso de água

A solução de controle do uso de água foi instalada em um condomínio de Brasília que anteriormente utilizava torneiras com cadeado para a área de jardim. Com a necessidade de racionamento no uso da água, era necessário abrir o cadeado das torneiras apenas nos horários de irrigação. Com o uso da solução de controle remoto, foi programar os horários de utilização das torneiras de forma independente, para cada dia da semana, garantindo economia e eficiente no uso da água.